Início   |   Recursos   |   Ensino   |   Eventos   |   Projetos   |   Estrutura   |   Membros   |   Endereço

PT | EN
Ensino

DLPIE

PLELS

Formação avançada


O CELGA-ILTEC tem forte ligação com a oferta formativa de pós-graduação em Língua Portuguesa da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. O corpo docente é constituído por membros integrados do Centro e, sempre que possível, os alunos colaboram diretamente nas atividades de I&D, sendo alguns dos atuais e antigos alunos de pós-graduação membros da equipa.


DLPIE » Doutoramento em Língua Portuguesa: Investigação e Ensino


Coordenação:


Descrição detalhada e estrutura curricular na página do DLPIE.


Descrição sumária


  • Este curso tem como objetivo fundamental a formação avançada de investigadores na área da Língua Portuguesa, uma língua policêntrica de crescente projeção internacional, quer no âmbito da investigação fundamental quer no âmbito da investigação aplicada. Assim, este 3º ciclo visa proporcionar uma formação aprofundada e especializada sobre a estrutura e o funcionamento da língua portuguesa, sob distintas perspetivas teórico-metodológicas de abordagem, tendo em vista a elaboração de projetos de investigação numa perspetiva sincrónica, diacrónica e/ou de contacto, ou de projetos em Linguística Aplicada ao ensino do Português como língua materna, como língua estrangeira ou como língua segunda.

Objetivos da aprendizagem e competências a desenvolver


  • Capacidade de conceber, com autonomia, um projeto de investigação bem fundamentado e exequível;
  • Capacidade de pesquisar, com autonomia, bibliografia relevante para os objetivos de investigação que se propõem desenvolver;
  • Capacidade de analisar de forma consistente e rigorosa dados empíricos, em função do quadro teórico-metodológico selecionado;
  • Capacidade de redigir, com clareza e rigor, um trabalho académico especializado, com contributos originais, que contribua para o avanço do conhecimento nas áreas da investigação fundamental ou aplicada sobre a língua portuguesa.

» Doutoramentos concluídos


  • Dominika Swolkien, The cape verdean creole of São Vicente: its genesis and structure. Tese de doutoramento em “Língua Portuguesa: Investigação e Ensino”, especialidade em Linguística de Contacto. Orientação de John Holm. Defesa em 14/06/2015.
  • Sara Margarida dos Santos Feio de Sousa. Contributos para o estudo da refutação em Português Europeu Contemporâneo). Provas de doutoramento em “Língua Portuguesa: Investigação e Ensino”. Orientação de Ana Cristina Macário Lopes. Defesa em 20/03/2015.
  • Anielle Aparecida Gomes Gonçalves, Os sufixos agentivos –nte e –or no português brasileiro e no português europeu: um estudo semântico-diacrônico e contrastivo. Dissertação de Doutormento em cotutela entre USP, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, e Universidade de Coimbra. Orientação conjunta de Mário Viaro (USP) e de Graça Rio-Torto. Defesa em 08/09/2014.
  • Carla Sofia da Silva Ferreira, Usos do particípio passado duplo no Português europeu contemporâneo: padrões de variação numa amostra de população escolar. Dissertação de Doutoramento em “Língua Portuguesa: Investigação e Ensino”. Orientação de Cristina Martins. Defesa em 29/04/2013.
  • Carla Maria Gerardo Henriques da Cunha Marques, A argumentação formal em contexto escolar. Dissertação de Doutoramento em “Língua Portuguesa: Investigação e Ensino”. Orientação conjunta de Ana Cristina Macário Lopes e Joana Vieira dos Santos. Defesa em 15/06/2011.
  • Filomena Maria de Melo Lopes Ferreira, O ensino do Present Perfect a alunos falantes nativos do PE. Orientação de Ana Cristina Macário Lopes e Cristina Martins. Defesa em 27/07/2010.

» Doutoramentos em Curso


  • Ana Isabel de Azevedo Guerra (em curso), Dificuldades de representação morfossintática em produções escritas de alunos portugueses. Dissertação de Doutoramento em “Língua Portuguesa: Investigação e Ensino”, orientação de Cristina Martins e de Graça Rio-Torto.
  • Antonino Conceição Almeida Silva (em curso), Competência metapragmática e aprendizagem de Português L2: conectores discursivos e estratégias de argumentação. Dissertação de Doutoramento em “Língua Portuguesa: Investigação e Ensino”, orientação de orientação de Ana Cristina Macário Lopes e Cristina Martins.
  • Diocleciano Nahtuve (em curso), Gramática de Português Língua Estrangeira: aspetos de Concordância Nominal. Dissertação de Doutoramento em “Língua Portuguesa: Investigação e Ensino”, orientação de Cristina Martins e de Graça Rio-Torto.
  • Joana Cortez Smith (em curso), Sem papas na língua ou com punhos de renda?
Um estudo sobre formas de tratamento e estratégias de atenuação verbal no ensino de PLNM. Dissertação de Doutoramento em “Língua Portuguesa: Investigação e Ensino”orientação de Ana Cristina Macário Lopes.
  • Maria João Marques Alves da Costa Pereira (em curso), A prefixação e a composição na literatura gramatical portuguesa. Dissertação de Doutoramento em “Língua Portuguesa: Investigação e Ensino”, orientação de Graça Rio-Torto.
  • Mailson dos Sanstos Lopes (em curso), Estudo histórico-comparativo da prefixação no galego-português e no castelhano arcaicos (séculos XIII-XVI): aspectos morfolexicais, semânticos e etimológicos. Dissertação de Doutoramento em “Língua Portuguesa: Investigação e Ensino” em co-tutela (UFBha e UC), orientação de Juliana Soledad Coelho (UFBA) e Graça Rio-Torto (UC).
  • Olha Kosaryga de Lemos (em curso), Aprendizagem da construção da estrutura argumental preposicional por aprendentes de português língua estrangeira/ língua segunda. Dissertação de Doutoramento em “Língua Portuguesa: Investigação e Ensino”, orientação de Graça Rio-Torto e de Joana Vieira Santos
  • Tânia Santos Ferreira (em curso), A aquisição do género gramatical em PLNM. Dissertação de Doutoramento em “Língua Portuguesa: Investigação e Ensino”, sob orientação de Cristina Martins e de Graça Rio-Torto.
  • Susana Soares (em curso), Atos discursivos e ensino do português como L2. Dissertação de Doutoramento em “Língua Portuguesa: Investigação e Ensino”, orientação de Ana Cristina Macário Lopes.
  • Zhang Yunfeng (em curso), Aquisição de pronomes por aprendentes chineses de Português L2. Dissertação de Doutoramento em “Língua Portuguesa: Investigação e Ensino”, orientação de Graça Rio-Torto.
  • Zuzana Greksakova (em curso), The role of language contact in the continuing development of Tetum. Doutoramento em “Língua Portuguesa: Investigação e Ensino”, orientação de John Holm e Ana R. Luís.

» Alunos inscritos na edição 2016-2017


  • Alexandra Maria Fernandes Baltazar
  • Ana Patricia Moura dos Santos
  • Fernando Mauro António dos Santos (Angola)
  • Liu Mengru (China)
  • Maria Carmen de Castro Duarte de Frias Gouveia
  • Maria Filomena Bernardo Martins
  • Maria Teresa Segarra Costaguta Mattos (Brasil/Trinidad-Tobago)
  • Óscar Rosário Jorge Daniel (Moçambique)
  • Tian Jing (China)


PLELS » Mestrado em Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda


Coordenação:


Descrição detalhada e estrutura curricular na página do PLELS.


Descrição sumária


  • Proporcionando formação avançada numa área especializada do ensino de línguas, o 2º ciclo em PLELS foi concebido em consonância com as finalidades e objetivos da política linguística do Conselho da Europa, definidos no Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas.

No fim do curso os/as estudantes deverão:


  • a) ter aprofundado o conhecimento explícito sobre a organização estrutural da língua portuguesa e sobre a relação entre os usos sincrónicos e as variáveis extralinguísticas que os condicionam;
  • b) compreender as especificidades dos processos de aquisição e aprendizagem de línguas segundas e estrangeiras;
  • c) identificar as áreas críticas na aquisição/aprendizagem de PLELS;
  • d) apresentar capacidade para elaborar materiais de ensino em diferentes suportes materiais, adaptados a diversificados perfis linguísticos, culturais e etários dos aprendentes de PLELS.

Razões para cursar o 2º ciclo em PLELS na FLUC


  • O presente curso de 2º ciclo integra-se numa estrutura integrada e consolidada de ensino e de formação na área do português como língua não materna.
  • Na FLUC ensina-se Português enquanto língua estrangeira há mais de noventa anos.
  • Todos os elementos do corpo docente do 2º ciclo em PLELS têm, igualmente, experiência direta de ensino do português como língua não materna.
  • Todos os membros do corpo docente têm experiência de lecionação em Mestrados internacionais nesta área, em cooperação com a Universidade Eduardo Mondlane (Moçambique) e/ou com a Universidade Nacional de Timor-Leste.
  • Desenvolvem-se no Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada, unidade de I&D sediada na FLUC, projetos de investigação nacionais e internacionais relevantes neste domínio.

Mestrados concluídos


  • Ana Isabel dos Santos Remelgado - Para uma definição do perfil dos aprendentes de PL2 no ensino básico de Timor-Leste. Um estudo de caso na EBF de Nularan. Orientação de Cristina Martins e Isabel Pereira. Defesa a 26/07/2016.
  • Elsa Sofia Gomes Miranda - Estratégias de complementação de verbos que selecionam complemento obliquo nas interlínguas de aprendentes timorenses de PLS: usos das preposições argumentais. Orientação de Cristina Martins. Defesa a 12/01/2016.
  • Maria Teresa Segarra Costaguta Mattos - Fatores de motivação de aprendentes de português como língua estrangeira: o caso de Trinidad e Tobago. Orientação de Isabel Pereira. Defesa a 27/10/2015.
  • Tianran Zheng - A reconstrução do parâmetro de sujeito nulo no âmbito de Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda – um estudo contrastivo com aprendentes de língua chinesa e aprendentes de língua inglesa. Orientação de Joana Vieira dos Santos. Defesa a 15/10/2015.
  • Yaguang Wang - Ensino e aprendizagem de conjuntivo por aprendentes chineses de Português Língua Estrangeira – um estudo de corpus escrito. Orientação de Joana Vieira dos Santos e Isabel Pereira. Defesa a 08/10/2015.
  • Vera Lúcia Antunes da Costa - O uso do texto literário no ensino de Português como Língua Estrangeira no nível A1. Orientação de Cristina Martins e Ana Maria Machado. Defesa a 20/07/2015.
  • Liang Wanlan - Estratégias de complementação verbal nas(s) interlingua(s) de aprendentes chineses de PLE. Orientação de Ana Paula Loureiro e Cristina Martins. Defesa a 17/07/2015.
  • Ren Shanshan - Construções de subordinação adverbial introduzidas por conectores. Análise de produções escritas por aprendentes chineses de PLE. Orientação de Ana Cristina Macário Lopes. Defesa a 08/07/2015.
  • Andreia Mª Lopes das Neves Canas - Representação gráfica das sibilantes por aprendentes de português L2. Orientação de Isabel de Almeida Santos e Cristina Martins. Defesa a 29/10/2014.
  • Alexandra Maria Fernandes Baltazar - Contribuições para a construção de materiais didácticos para o ensino do português, por professores timorenses, no ensino secundário técnico-vocacional de Timor-Leste. Orientação de Isabel Pereira e Isabel Poço Lopes. Defesa a 29/01/2014.
  • Chen Di - O papel da imersão na aprendizagem das formas de tratamento em português europeu por alunos . Orientação de Isabel Pereira e Isabel Poço Lopes. Defesa a 29/01/2014.
  • Marlene Vieira Agostinho Carvalho - Cortesia e indireção: a expressão do pedido em Português Europeu Contemporâneo. Uma leitura das produções de alunos com PL2. Orientação de Ana Cristina Macário Lopes. Defesa a 23/10/2013.
  • Mafalda Raquel Marques Gonçalves - Atos expressivos e ensino do português como língua não materna. Orientação de Ana Cristina Macário Lopes. Defesa a 22/07/2013.
  • Olga Kosaryga - Aprendizagem da constituição do grupo nominal num corpus de português língua estrangeira / língua segunda. Orientação de Joana Vieira dos Santos. Defesa a 19/07/2013.
  • Ana Filipa Mendes Santos - Representações da cultura portuguesa em manuais de PLE/LS. Orientação de João Corrêa Cardoso. Defesa a 12/11/2012.
  • Ana Patrícia Moura dos Santos - A negociação de sentidos em contextos de comunicação vídeo-web: estudos de caso. Orientação de Isabel Pereira. Defesa a 08/11/2012.
  • Margarida Verónica de Carvalho Vaz Lopes Henriques - Estruturas com o modo conjuntivo. Análise de um corpus de aprendentes de português como língua não materna. Orientação de Joana Vieira dos Santos. Defesa a 16/07/2012.
  • Paula Figueiredo - Relato do discurso e Fantasias do Portugal contemporâneo na aula de Português Língua Estrangeira. Orientação de Ana Cristina Macário Lopes e Ana Maria Machado. Defesa a 18/01/2012.
  • Matilde Pinto – Desvios na representação ortográfica das vogais posteriores por aprendentes de português língua não materna (PLNM). Orientação de Isabel de Almeida Santos e Cristina Martins. Defesa a 11/01/2012
  • Tânia Ferreira – Padrões na aquisição/aprendizagem da marcação do género nominal em português como L2. Orientação de Joana Vieira dos Santos e Cristina Martins. Defesa a 22/11/2011.
  • Bruna Isabel Joaquim Plácido - Aquisição do campo semântico do tempo em PLNM: análise de produções escritas e correlação com estratégias de ensino/aprendizagem. Orientação de Joana Vieira dos Santos e Isabel Poço Lopes. Defesa a 06/01/2011.
  • Dália Maria André Jesus - Produção e reconhecimento de substantivos abstractos deadjectivais em Português L2. Orientação de Isabel de Almeida Santos e Graça Rio-Torto. Defesa a 20/12/2010.
  • Catarina Pereira da Silva - Oposições aspectuais em português como língua segunda. O caso de falantes de russo em contexto de imersão. Orientação de Joana Vieira dos Santos e Isabel Poço Lopes. Defesa a 12/04/2010.